Tome um exemplo bem-sucedido de alguĂ©m que teve uma atitude vencedora e aplique na sua vida. Tome um exemplo bem-sucedido de alguĂ©m que teve uma atitude vencedora e aplique na sua vida. Ou, entĂŁo, compare algum processo que sua empresa utiliza com o de uma lĂder de mercado. Qualquer uma dessas atitudes estará levando vocĂŞ a realizar um benchmarking. Ou seja, se vocĂŞ pensar em como pode melhorar seu desempenho atravĂ©s do aprendizado de como os outros operam, estará fazendo o benchmarking.
John Fisher, autor de Benchmarking para otimizar o desempenho (Editora Clio), apresenta ainda algumas razões para aplicar esta técnica de marketing na sua empresa:
1. Para estabelecer a diferença.
O aspecto mais importante é o exame constante e sistemático de tudo o que, aos olhos do seu consumidor, leva-os a comprar de você e não do seu concorrente. O benchmarking lhe possibilita estabelecer um padrão interno para o produto ou serviço, de forma que você possa, eficaz e rapidamente, compará-lo com o mercado.
2. Para definir os padrões mais elevados.
Poucos trabalhadores decidem produzir deliberadamente bens ou serviços de qualidade inferior. A maioria gostaria de melhorar seu trabalho, se os recursos e o mercado o permitissem. Partindo do conhecimento dos melhores processos do mundo utilizados por muitas indĂşstrias, o benchmarking proporciona a oportunidade contĂnua de desenvolver a capacidade de definir padrões de qualidade no nĂvel do excelente para, entĂŁo, visar resultados prĂłximos do modelo escolhido para comparar.
3. Para aprender com a Melhor da Classe.
Por meio de visitas pessoais Ă s empresas, vocĂŞ pode avaliar com rapidez se um processo de outra indĂşstria pode ter aplicações para sua empresa, com custos e recursos mĂnimos. A Ă©tica de benchmarking lhe possibilita considerar os processos experimentados e testados dentro das organizações de todo o mundo e aplicá-los em nĂvel de teste para minimizar os riscos e o investimento. VocĂŞ pode atĂ© pedir a ajuda de uma empresa Melhor da Classe nos estágios iniciais, se seu relacionamento de benchmarking for bom o bastante.
Na dĂ©cada de 70, Bob Camp percebeu o declĂnio do quase monopĂłlio da Xerox Corporation na venda de copiadoras. A Xerox decidiu comparar o aspecto da ?distribuição? com os mĂ©todos operacionais da 3M, da Ford, da Volvo e da IBM. No final, identificou, entre outros pontos: um escalĂŁo extra de estoque que aumentava o nĂşmero de procedimentos para entrega, um fluxo de informações mais lento e a inexistĂŞncia de representante de logĂstica na direção da empresa. A grande melhoria foi o aumento em 40% da satisfação do cliente, apĂłs a implantação dos novos mĂ©todos de distribuição.
4. Para criar sinergia de idéias.
Benchmarking nĂŁo significa simplesmente copiar de modo mecânico as idĂ©ias de outras pessoas. O processo de implementação de benchmarking implica comparar o que os outros realizam com eficiĂŞncia em relação ao seu prĂłprio pessoal e processos existentes para detectar quais elementos emprestados produzirĂŁo a melhoria desejada. Ă€s vezes, um processo inteiro pode substituir o já existente. Em outras ocasiões, aproveita-se apenas uma abordagem, um conceito geral ou faz-se uma adaptação. Seja qual for o grau de compartilhamento, a probabilidade Ă© de que o benchmarking traga mais benefĂcios do que desvantagens para a sua empresa.