Conhecimentos gerais
“Uma pessoa que quer construir grandes sonhos precisa ser autora da própria história”
Augusto Cury
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”
George Bernard Shaw
3 dicas para recordar nomes
- Use um nome da mesma forma que lhe for dado – Por exemplo, se um cliente lhe disser que seu nome é José da Silva, não o chame de Zé ou de Silva. Chame-o de José. Não há nada de errado em ser chamado de Zé, mas se, digamos, desde a quarta série ele não é mais chamado assim, pode considerar isso um erro. E, com três erros numa negociação, ele pode quebrar a sintonia e se tornar um cliente difícil.
- Repita o nome da pessoa assim que ela se apresentar para se certificar de que está usando a pronúncia correta–Dizer o nome logo após as apresentações também ajuda a gravá-lo. É melhor ter um erro corrigido logo de cara que irritar e desviar a atenção do cliente durante o processo de venda, chamando-o pelo nome errado.
- Se o nome for incomum e difícil de pronunciar, não tenha vergonha de perguntar se está falando do jeito certo –Apenas diga: “Quero ter certeza de que estou dizendo seu nome corretamente. Pronuncia-se ‘X’?”. Isso não ofende a maioria das pessoas. Na verdade, é mais provável que apreciem o fato de você estar fazendo um esforço sincero para acertar.
Dave Andersoné autor do livro Como lidar com clientes difíceis: 10 estratégias para vender para pessoas desagradáveis e melhorar seu desempenho, da editora Sextante.
Receba o crédito por suas ideias
Quando você tem uma ideia muito boa, tente estes passos para não vê-la roubada por outro:
- Pense por mais tempo e vá a fundo –Antes de levar sua ideia para outras pessoas, pense nas consequências.
- Exponha-a em público –Tente colocar sua ideia quando outras pessoas estiverem ao redor, como numa reunião. Elas serão suas testemunhas.
- Informe seu chefe –Se sua ideia for aceita e implementada, envie um e-mail para seu chefe com um comentário. Será sua documentação!
Extraído e adaptado do site: iVillage.com
5 dicas para ajudá-lo na hora de tomar decisões
- Decidir consiste em fazer uma escolha entre várias alternativas – Existem decisões boas e decisões ruins, e as consequências delas não vêm ao caso. Uma boa decisão é o que acontece agora, não o que acontecerá depois.
- Uma decisão com base em sentimentos, intuição em território estranho ou falta de informação sobre todas as possibilidades é uma decisão ruim –Baseie sua decisão na probabilidade dos resultados e no valor desses resultados.
- Se você tem experiência em determinada área, não demore para tomar decisões –Se não tiver, procure obter o máximo de informações possíveis para tomar uma boa decisão.
- Analise todos os fatos criteriosamente antes de tomar uma decisão –Depois, reserve algum tempo para pensar antes de chegar a uma conclusão e tomar sua decisão.
- Escreva os prós e os contras da decisão a tomar –Isso pode ajudá-lo a esclarecer a situação ou a ver os problemas que a decisão pode gerar.
Kevin Hogan, Dave Lakhani eMollie Marti são autores do livro Os 12 fatores para chegar ao topo da sua carreira: descubra, desenvolva e potencialize suas competências, da editora Campus/Elsevier.
Contagie seus colegas contando suas histórias
Não importa se você é um funcionário ou um CEO, todos os dias surgem oportunidades de liderar e inspirar pessoas em sua vida. Mas como inspirar os outros para fazerem seu melhor? Seja um contador de histórias! E são muitas, entre elas:
- Histórias que ensinam –Quando você quer ensinar às pessoas uma maneira de fazer algo novo ou treinar uma habilidade, está falando de muita informação para ser absorvida. Você pode dizer a um novo funcionário como apertar os botões da central telefônica, mas ele aprenderá muito mais se lhe contar a história da Joana, que simultaneamente conseguia acalmar o cliente, localizar um arquivo e sorrir para o espelho.
- Histórias que criam empatia –Algumas histórias ganham credibilidade e respeito principalmente quando permitem que se entenda a maneira de ser da outra pessoa. Assim, não diga como o colega deve fazer, mas como você enfrentou uma situação similar e conseguiu solucioná-la.
Extraído e adaptado da revista Context.