Repensando o Marketing no Varejo

Os clientes não aparecerão na intensidade que você precisa se você não explicar bem por que eles devem ir aos seus estabelecimentos e “conquistar” o seu produto ou serviço. Ok! Precisamos de uma equipe de atendimento de excelência, o melhor ambiente e um mix de produtos redondo, como um time campeão (não necessariamente o Boca Jrs). Mas, não importa se você atende bem se não temos a quem atender. Uma indústria de automóveis pode ter o melhor automóvel, mas só ganhará dinheiro quando eles forem vendidos, assim como uma cia aérea com a frota dos últimos modelos de aeronaves e excelentes serviços de bordo, só ganhará dinheiro se houver traseiros sentados nas poltronas.

É O Marketing que posiciona um produto (escrevi: O Marketing). Ele define as expectativas e faz isso de modo que você possa ultrapassá-las e encantar os seus consumidores para que eles voltem para novas compras. Temos que ir muito além de construir novas lojas para os clientes aparecerem. Os clientes não aparecerão na intensidade que você precisa se não houver comunicação; se não explicar bem porque as pessoas devam ir aos seus estabelecimentos e “conquistarem” o seu produto ou serviço.

As ações de marketing têm que focar resultados. No século passado dizia-se que a conquista de clientes jovens seria uma conquista para toda a vida daquele cliente. Hoje está claro que a preferência é perecível. A não ser que você apareça com novas maneiras de restabelecer a preferência recriando novas experiências com o seu cliente, eles desaparecerão – e você também. Claro que temos que conquistar os jovens, mas precisamos continuar a fornecer sempre uma nova razão para ele comprar o seu produto / serviço.

Um coisa que tem que estar clara é que há uma relação direta entre fazer marketing e conquistar clientes, que não é opcional: é imperativa. Hoje o marketing é a atividade mais essencial da empresa. Se o marketing não estiver na essência do negócio, você estará perdido. E aqueles que realmente entendem o que é marketing, estão cotados para serem os “players” de mercado. E torço para que você seja um deles.

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