Resultados prĂ¡ticos do mentoring e coaching

Ter economia de tempo e aumento da eficiĂªncia na implementaĂ§Ă£o de projetos sĂ£o benefĂ­cios dos programas de mentoring e coaching nas empresas. Um dos maiores patrimĂ´nios dos dias de hoje Ă© o tempo. Tempo disponĂ­vel para investir e obter retorno. O crescimento do conhecimento atual, a complexidade dos mercados e sociedade, a rapidez como tudo acontece e um futuro cada vez mais presente do que distante fazem com que nĂ£o seja possĂ­vel assumir atividades diversas, apenas as essenciais. Um exemplo que podemos citar Ă© o outsourcing. NĂ£o hĂ¡ tempo para um profissional, Ă¡rea ou organizaĂ§Ă£o tornar-se auto-sustentĂ¡vel em um ambiente de know-how diversificado. Foco Ă© um dos desafios constantes, no mundo dos negĂ³cios e pessoal.

Poder contar com o apoio de outros profissionais, para que possamos realizar progressos nas arenas em que atuamos, tornou-se imprescindĂ­vel nos dias de hoje e Ă© fator determinante para obter sucesso. Desenvolver e estabelecer alianças para acelerar o nosso crescimento pessoal e profissional e, conseqĂ¼entemente, nos negĂ³cios Ă© uma das chaves que mais se tem usado para essa alavancagem. Assim, o mentoring e o coaching sĂ£o, hoje, prĂ¡ticas cada vez mais importantes para o alcance das metas. Profissionais de outra geraĂ§Ă£o e atualizados transferem background para as novas gerações. JĂ¡ os profissionais da nova geraĂ§Ă£o apĂ³iam os demais na tecnologia digital e/ou da informaĂ§Ă£o.

Um dos grandes benefĂ­cios dos programas ou seções de mentoring e coaching, seja nas organizações ou para os indivĂ­duos, Ă© criar condições de cooperaĂ§Ă£o orientada para a melhoria da produtividade e da inovaĂ§Ă£o. O mentoring, nessa perspectiva, pode ser conceituado como um processo de apoio desenvolvido por um consultor/mentor com suporte de um time de especialistas, a fim de ajudar um indivĂ­duo ?mentoreado? a definir melhor seu territĂ³rio, ampliar seu potencial e alinhar suas motivações internas com atividades e projetos que o levarĂ£o ao sucesso. JĂ¡ o coaching diz respeito ao processo diretivo desenvolvido por um gerente ou um consultor externo, a fim de treinar e orientar um colaborador em relaĂ§Ă£o ao seu trabalho, Ă  empresa e seus projetos, ajudando-o na superaĂ§Ă£o de obstĂ¡culos com impacto em seu desempenho nas atividades delegadas.

Mas quais sĂ£o os resultados prĂ¡ticos que podem ser contabilizados nos dias de hoje? Talvez o mais importante seja a economia de tempo e o aumento da eficiĂªncia e eficĂ¡cia na implementaĂ§Ă£o de projetos dentro das empresas. Especialmente se, para tanto, forem necessĂ¡rios novos conhecimentos e metodologias. É a fase de evoluĂ§Ă£o do ?aprender a fazer? para o ?aprender como fazer melhor?. Por exemplo: cada vez mais as empresas tĂªm investido em profissionais que serĂ£o responsĂ¡veis por mapear e modelar seus processos. O tempo disponĂ­vel para treinamentos que envolvem a metodologia e as funcionalidades das ferramentas Ă© cada vez mais curto. Assim, quando conjugamos os programas de desenvolvimento desse profissional com um acompanhamento de coaching o tempo gasto normalmente para a internalizaĂ§Ă£o do aprendizado se reduzirĂ¡ em mais de 30%, e a sua produtividade e eficiĂªncia aumentarĂ£o nesse perĂ­odo proporcionalmente.

Um outro exemplo Ă© o da formaĂ§Ă£o de equipes. O alinhamento do complexo relacionamento interpessoal com os objetivos empresariais Ă©, muitas vezes, tratado com ondas de choque, quando, na realidade, seria mais adequado executar um processo gradual acompanhado. O uso do coaching ajuda a criar uma cultura voltada nĂ£o sĂ³ ao trabalho em equipe, mas tambĂ©m Ă  colaboraĂ§Ă£o.

E, finalmente, Ă© importante expressar a grande melhoria de resultados que se obtĂ©m nos processos de change management. Toda mudança traz desconforto para os envolvidos. Todos apĂ³iam as mudanças, desde que elas nĂ£o os atinjam. O uso do coaching, e nesse caso especĂ­fico tambĂ©m do mentoring para as questões mais individuais e pessoais, amenizarĂ¡ os conflitos e contribuirĂ¡ significativamente para o surgimento do clima necessĂ¡rio para a efetiva e eficaz implementaĂ§Ă£o dos novos processos. O uso do mentoring e do coaching deve ser visto como uma ferramenta que acelera a inovaĂ§Ă£o dentro das empresas e contribui, assim, para os resultados estratĂ©gicos da organizaĂ§Ă£o.

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