Seja sincero

Ser específico ao dar um feedback, seja elogiando ou reconhecendo o mérito de alguém denota que você é um líder sincero. Elogios falsos e forçados são fáceis de serem percebidos e normalmente fazem mais mal do que bem. Valorizar, aumentar e manter a auto-estima das pessoas com quem lidamos diariamente nos ajuda efetivamente a:

  • Abrir canais de comunicação com os membros da equipe – é um grande quebra-gelo.
  • Conseguir comprometimento na ação – as pessoas que têm boa imagem de si próprias são mais propensas a pôr em prática as idéias com energia e entusiasmo.
  • Reduzir a atitude defensiva – as pessoas não se sentirão atacadas nas discussões de problemas.
  • Aumentar a cooperação entre os membros de uma equipe – um grupo confiante em geral é mais colaborador, inovador e produtivo.

Extraído e adaptado do livro Motivação, de Alfredo Pires de Castro/Valéria José Maria (Editora Campus).

Moda

A moda casual no ambiente de trabalho está ficando démodé. Provavelmente as empresas nunca mais exigirão que os funcionários usem ternos e tailleurs, mas um “look!” mais profissional está de volta, especialmente quando a imagem da organização está em jogo. Para estar em dia com a nova passarela do ambiente de trabalho, evite vestir as seguintes peças: blusas de frente única e corpetes, bermudas, calças colantes, trainings, jeans e camisetas. Atenção: para um maior comprometimento, envolva os membros da equipe na decisão do tipo de roupa mais apropriado para o trabalho.

A hora da demissão

Assuma a responsabilidade da demissão. Demita da forma mais indolor possível. Conceda avisos eficazes. Siga os seguintes passos antes e durante o primeiro aviso:

  • Refira-se à regra quebrada.
  • Relembre o comportamento impróprio.
  • Recolha-se com o membro da equipe, assim ele poderá se defender.
  • Reprima o comportamento, não a pessoa.
  • Recapitule as conseqüências do mau comportamento reincidente.

Lembre-se: jamais contrate alguém para sua equipe que não possa ser demitido e procure selecionar vencedores.

Fique informado

Quando algum membro da equipe comunicar a você que terá de faltar, lembre-se que precisará de informações suficientes para entender as razões da falta – e para lidar com as conseqüências imediatas. Caso isso seja feito através de um recado na secretária eletrônica ou avisando um colega, vale a regra de deixar dito o nome, as razões para a falta, o duração esperada para a ausência e a data de retorno (além de um número para contato). E mais: ninguém deve esquecer seus compromissos. Para isso, um colega do grupo pode ajudar – ligações a serem feitas, reuniões a desmarcar, trabalhos para finalizar – não podem faltar.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima