Solução possibilita ao pequeno varejista ter loja virtual

Empresas passam a contar com ferramentas completa de e-commerce a custos acessíveis A Internet já está ao alcance de supermercados de pequeno e médio porte. Mais ainda, eles agora têm a possibilidade de fazer parte de uma iniciativa inédita, a de uma loja virtual com capacidade de atender todo o País, com custos bem acessíveis. A proposta é da GW. Commerce, especializada em projetos de e-business para o setor supermercadista de Belo Horizonte.

O conceito é simples. Um consumidor, de qualquer região do País, acessa o site do supermercado virtual e faz as suas compras. O pedido é então processado e encaminhado ao supermercado associado mais próximo da residência do cliente, que se encarrega do atendimento e entrega.

“O site vai ter a bandeira Casas da Banha, marcando a volta da rede de supermercados carioca, ausente no mercado desde o início da década de 90. Por enquanto, as negociações prosseguem com os antigos donos da marca”, afirma o diretor de Vendas e Marketing e um dos sócios da GW. Commerce, Zanone Campos.

Todo esse empenho em obter o uso da grife tem explicação: segundo recente pesquisa, o nome possui 60% de índice de lembrança entre os consumidores da região – especialmente nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Zanone acredita que a marca funcione como um importante apelo para atrair os consumidores na Internet.

::: Aliança

Para garantir que os custos permaneçam fixos e garantam a lucratividade da operação, a GW. Commerce formou uma aliança com a Altamiro Borges Planejamento & Logística-ABPL para o desenvolvimento de soluções logísticas para os supermercados franqueados. A ABPL é uma das maiores consultorias especializadas em planejamento e logística empresarial, atendendo mais de 150 empresas em todo Brasil.

A GW. Commerce irá cuidar do site na Internet, do marketing e do processamento dos pedidos, o que levou a empresa a injetar R$ 2 milhões em estrutura, tecnologia, formação e capacitação da equipe. A ABPL, por sua vez, desenvolveu o sistema de delivery (entrega em domicílio), a outra parte fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Por meio desse sistema, os pedidos serão processados e entregues em qualquer ponto do País.

::: Roteirização

O diretor regional da ABPL, Marco Antonio de Oliveira, explica que o objetivo do projeto é fazer com que as compras sejam entregues no menor prazo possível, ou em horários programados pelos consumidores. Trata-se da roteirização das entregas, de grande relevância no processo de delivery, já que tanto a lucratividade quanto a satisfação do consumidor estão relacionadas ao serviço.

“Criamos um sistema capaz não só de planejar um roteiro mais eficiente como também de efetuar a entrega no horário mais conveniente para o consumidor. Esse prazo poderá ser de duas horas ou mais, dependendo da localização de cada cliente em uma rota já estipulada por um roteirizador, mas este prazo não poderá ultrapassar 12 horas. A cobrança pelo serviço de entrega só vai ocorrer caso o cliente programe sua entrega para horários e dias não comuns aos de funcionamento das lojas”, afirma Marco Antonio.

Segundo o diretor regional, uma das atribuições da ABPL foi estudar as características da região em que o cliente se encontra. “A partir daí, teremos condições de montar a estrutura adequada de romaneio e separação, pesagem/embalagem, entrega e expedição”, conta o diretor, lembrando que será feita uma auditoria constante para que os trabalhos sejam realizados sempre de maneira a satisfazer os clientes.

“Nossas soluções e tecnologias de comércio eletrônico possibilitam agregar valor e diferencial competitivo para os negócios dos nossos clientes”

::: Treinamento

A ABPL também será responsável pelo treinamento dos funcionários encarregados pelo processo, uma das etapas críticas na opinião do diretor. “Se o consumidor já é exigente quando ele mesmo faz as compras, imagine quando uma outra pessoa estará escolhendo os produtos em seu lugar. Por esse motivo, os profissionais envolvidos têm de estar conscientes da importância da sua tarefa e sintonizados com os critérios dos consumidores”, destaca.

Caso aconteça qualquer problema com o produto, como, por exemplo, estar fora do padrão estabelecido, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Pedidos e informar a ocorrência, o que deverá ser resolvido em questão de horas, orienta Marco Antonio.

::: Portal carioca

No Rio de Janeiro, a GW. Commerce atualmente desenvolve o portal redeconomia de supermercados, que engloba 11 deles, somando um total de 55 lojas. Zanone acredita que com a loja virtual os participantes do projeto poderão elevar ainda mais o faturamento, que somente com as lojas físicas estimam embolsar R$ 300 milhões até o final do ano.

“Nossas soluções e tecnologias de comércio eletrônico possibilitam agregar valor e diferencial competitivo para os negócios dos nossos clientes”, assegura o executivo da GW. Commerce, que revela mais uma particularidade da empresa: todos os sócios são oriundos da área de supermercados, ou já trabalharam em redes, ou mesmo tiveram suas próprias lojas. “Isso nos torna detentores da expertise da tecnologia e operação neste segmento”, finaliza.

Serviço:
GW.Commerce
Tel.: (031) 3241-1000

Altamiro Borges Planejamento & Logística – ABPL
Tel.: (016) 618-1900
e-mail: [email protected]

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