Powerin: conheƧa a tecnologia brasileira focada em B2B Social Selling

social selling: como utilizar as redes sociais para vender mais e atingir leads qualificados

Saiba como ampliar o potencial de suas redes sociais para vendas business to business

Ricardo Lima Ć© lĆ­der mundial em Social Selling. AlcanƧou o primeiro lugar no ranking mundial de Social Selling do LinkedIn pela multinacional SAP, ranking este que considerou mais de 10 mil pessoas. Seu Perfil LinkedIn estĆ” entre o TOP 1% dos mais visualizados do setor de tecnologia no Brasil. Em sua trajetĆ³ria atuou por mais de 10 anos na Ć”rea comercial de grandes empresas e multinacionais, como Microsiga, Datasul, TOTVS, SAP, Pelissari e Cast Group.

Estrategista em Social Selling, com vasta vivĆŖncia em vendas B2B e enterprise market (grandes contas), dentre suas habilidades, destaca-se o uso estratĆ©gico de LinkedIn Sales Navigator. Ɖ tambĆ©m fundador da Vendas Sociais (vendasociais.com.br) e idealizador do primeiro software brasileiro para GestĆ£o de Social Selling, o Powerin.

Quer comeƧar 2019 intensificando suas vendas por meio das redes sociais? EntĆ£o confira a entrevista a seguir concedida por Ricardo Lima ao diretor da VendaMais, Raul Candeloro, e entenda como a tecnologia pode ajudĆ”-lo a vender mais e melhor pelas redes sociais, alĆ©m de otimizar processos.Ā 

OlĆ” Ricardo, tudo bem? Prazer em falar com vocĆŖ e poder entrevistĆ”-lo para a VendaMais. O que Ć© que exatamente o Powerin? Como o seu aplicativo Ć© diferente dos outros similares no mercado?

OlĆ” Raul! O prazer Ć© todo meu. Ɖ uma honra estar contigo e poder lanƧar o Powerin em primeira mĆ£o para os leitores e assinantes VendaMais.

O Powerin Ć© o primeiro software brasileiro focado em B2B Social Selling. Social Selling Ć© um termo utilizado para conceituar vendas sociais, ou seja, as vendas que sĆ£o realizadas atravĆ©s de mĆ­dias digitais, as tĆ£o famosas redes sociais. A proposta do Powerin Ć© ajudar equipes de marketing e vendas a estruturarem seus processos de vendas tradicionais ao uso digital de mĆ­dias sociais corporativas, em especial o LinkedIn, escalando operaƧƵes de vendas B2B. O Powerin possibilita ganhos em escala do processo de prospecĆ§Ć£o, entretanto preservando a abordagem pessoal, possibilitando que os contatos com os clientes sejam personalizados pelos vendedores.

O Powerin Ć© o primeiro software de Social Selling fabricado no Brasil. Ɖ o Ćŗnico software de Social Selling em portuguĆŖs do mundo e o Ćŗnico adaptado para as nossas realidades de negĆ³cios do Brasil. Sabemos que em cada localidade os canais de outbound sĆ£o diferentes, considerando cultura e costumes. O acesso a informaƧƵes disponĆ­veis tambĆ©m Ć© diferente, como uma base de dados para geraĆ§Ć£o de leads que seja fidedigna ao cenĆ”rio de mercado. Com isso, o Powerin estĆ” com vĆ”rias funcionalidades que trabalham estes cenĆ”rios e consideram as necessidades do Mercado B2B Brasil.

Como exemplo podemos citar a geraĆ§Ć£o de leads ā€œqualificadosā€. O Powerin possibilita a construĆ§Ć£o de listas que tenham informaƧƵes sempre atualizadas e consistentes. Ele tambĆ©m possui caracterĆ­sticas Ćŗnicas, como a possiblidade de construir fluxos de cadĆŖncias sem precisar criar uma lista de email, evitando assim as restriƧƵes impostas por regulamentaƧƵes de e-mail marketing.

Em 2019, na versĆ£o 2 teremos novos conceitos para apoiarem vendas B2B: Power Mapping (que Ć© a relaĆ§Ć£o de influĆŖncia de mĆŗltiplos interlocutores em uma oportunidade de vendas) e RTC (Roadmap to Close ā€“ a possibilidade de mapear aƧƵes e prĆ³ximos passos em uma oportunidade de venda). O Powerin Ć© uma soluĆ§Ć£o para geraĆ§Ć£o de leads em escala e fortalecimento de relacionamentos e, a partir dessas atividades naturais de vendas, faz a gestĆ£o das informaƧƵes, prazos e contatos de forma personalizada para cada mercado e vendedor.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como o Powerin pode ajudar uma empresa a reduzir seus custos de vendas, melhorar seu faturamento ou melhorar o atendimento a clientes? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Sim, o Powerin trabalha em trĆŖs vertentes:

  • Gerar Leads
  • Nutrir Relacionamentos
  • Gerir Oportunidades de Vendas.

Tudo isso considerando o Ć¢mbito digital e o uso de mĆ­dias sociais corporativas. O Powerin automatiza o processo operacional, ficando o vendedor, gestor de vendas ou marketing responsĆ”vel pela transferĆŖncia do conhecimento para a nossa soluĆ§Ć£o. O Powerin Ć© um vendedor que prospecta 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizando as tarefas que vocĆŖ ordenou. NĆ£o fica doente, nĆ£o falta ao trabalho e nĆ£o tem o rendimento no trabalho influenciado pelo humor e/ou variĆ”veis externas ao ambiente de trabalho. Ele possibilita que sua equipe de vendas deixe o trabalho operacional de fazer contatos com seus clientes como responsabilidade da soluĆ§Ć£o. VocĆŖ precisa apenas transferir sua inteligĆŖncia para o Powerin. Dizer para ele o que, quando, para quem, onde e porque ele deve fazer o contato com seus clientes. Depois disso, Ć© sĆ³ gerenciar os resultados (KPIs). Assim a equipe de vendas e marketing foca nas atividades mais quentes.

Ricardo Lima, especialista em Social Selling e criador do Powerin

Em 2018 tivemos dois cases interessantes que sĆ£o a SuperlĆ³gica Experience e o ID360.Ā Trata-se de dois eventos nacionais nos quais o Powerin se provou milhares de vezes mais barato do que qualquer outra ferramenta de automaĆ§Ć£o de marketing e com uma excelente taxa de conversĆ£o por preservar a essĆŖncia pessoal, H2H (human to human), em suas abordagens. Temos cases em consultorias SAP que utilizaram a soluĆ§Ć£o e alavancaram milhƵes de reais em oportunidades. Outros clientes sĆ£o profissionais liberais e conseguiram escalar exponencialmente sua carteira de clientes prospectando com Powerin chegando a gerar mais de 1.000 leads qualificados em uma semana utilizando Powerin e o Linkedin Sales Navigator (soluĆ§Ć£o de vendas do LinkedIn). AliĆ”s, o uso conjunto do Powerin com LinkedIn Sales Navigator potencializa ainda mais o uso estratĆ©gico de Social Selling.

A ideia do Powerin surgiu quando fiquei em primeiro lugar no mundo no LinkedIn no setor de tecnologia pela multinacional alemĆ£ SAP e cheguei a gerar mais de 1.000 leads qualificados para Enterprise Marketing em um mĆŖs. Mas o mĆ©todo que utilizei demandava um Ć”rduo trabalho operacional e repetitivo para nutrir meus relacionamentos e manter o posicionamento da minha marca profissional. Foi muito difĆ­cil e envolveu horas de trabalho de vĆ”rias pessoas, o que gerava um alto custo focado somente em tarefas operacionais que o Powerin faz sozinho. Na Ć©poca valeu a pena, vendi um projeto de R$ 7 milhƵes com esta tĆ©cnica. Mas hoje todos podem fazer o mesmo e sem precisar realizar as mesmas atividades que eu realizei, apenas transferindo a inteligĆŖncia para o Powerin.

Com o lanƧamento da versĆ£o oficial agora, teremos de imediato mais de 2.000 usuĆ”rios e vĆ”rias empresas utilizando. Fizemos uma lista na semana retrasada e liberamos 200 licenƧas beta testes em uma comunicaĆ§Ć£o fechada e orgĆ¢nica. Contudo, ela foi replicada pelos interessados e sem investir um centavo na comunicaĆ§Ć£o ultrapassamos 2.000 interessados jĆ” cadastrados na lista de espera. Acredito que teremos centenas de cases jĆ” no processo de lanƧamento do Powerin.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de soluĆ§Ć£o?

Todas as empresas que atuam com vendas e que utilizam mĆ­dias sociais corporativas como o LinkedIn se beneficiam do Powerin. Desde multinacionais que utilizam metodologias para vendas complexas como solution selling e challenger sales a startups que precisam escalar sua operaĆ§Ć£o de vendas e aplicam predictable revenue, por exemplo. TambĆ©m profissionais liberais como arquitetos, palestrantes, agĆŖncias de marketing… Powerin Ć© extremamente intuitivo e nĆ£o demanda nenhuma capacitaĆ§Ć£o complexa. A prĆ³pria soluĆ§Ć£o vai conduzindo o vendedor no processo de elaboraĆ§Ć£o de seu fluxo de cadĆŖncia, elaboraĆ§Ć£o da sua carta de vendas e gestĆ£o do fluxo.

Da mesma forma, que tipo de situaĆ§Ć£o o Powerin nĆ£o se propƵe a resolver?

O Powerin nĆ£o Ć© um CRM ainda. O Powerin nĆ£o substitui o uso do LinkedIn Sales Navigator, que Ć© a soluĆ§Ć£o de vendas do LinkedIn, pelo contrĆ”rio, seu uso conjunto potencializa o uso estratĆ©gico de social selling. O Powerin nĆ£o Ć© SPAM, ele Ć© baseado em metodologias para aplicaĆ§Ć£o de social selling, assim consegue escalar a prospecĆ§Ć£o e os resultados de uma operaĆ§Ć£o de vendas, garantindo uma abordagem pessoal e com excelentes taxas de conversĆ£o.

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas cometendo em relaĆ§Ć£o Ć s iniciativas de usar tecnologias de ponta para a Ć”rea comercial?

O principal erro que eu vejo Ć© nĆ£o utilizar de tecnologias. Por incrĆ­vel que pareƧa, a maioria das empresas ainda se vale de processos manuais e nĆ£o escalĆ”veis. Contudo, quando utilizam, o principal erro Ć© a adoĆ§Ć£o de ferramentas sem considerar a trindade: pessoas, processos e tecnologias. A aquisiĆ§Ć£o apenas por recomendaĆ§Ć£o de um outro empresĆ”rio, ou referĆŖncias de sucesso em outras empresas, acabam muitas vezes frustrando os resultados alcanƧados pela contratante. Quando se adquire uma tecnologia nova, vocĆŖ precisa jĆ” na escolha envolver as pessoas que utilizarĆ£o para que elas se sintam parte do processo, importantes. E sĆ£o, porque quem mais conhece o processo sĆ£o elas. EntĆ£o jĆ” falando do segundo pilar, processos, quando este nĆ£o Ć© bem mapeado ou quando Ć© desconsiderada a readequaĆ§Ć£o a tecnologia, gera um problema pela falta de aplicabilidade da ferramenta no processo. Com o tempo, a tecnologia deixa de ser utilizada naturalmente, e seus potenciais benefĆ­cios tambĆ©m.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

NĆ£o engajar as pessoas no uso de tecnologias novas. Todos sabemos que as empresas sĆ£o uma coleĆ§Ć£o de processos. E que os processos, por mais que sejam organizados e conhecidos pela empresa, tĆŖm em suas atividades e tarefas ā€“ salvo exceƧƵes ā€“ a inteligĆŖncia das pessoas. O principal ativo de uma empresa sĆ£o as pessoas. AtĆ© mesmo tecnologias que substituem trabalho operacional de pessoas, como o Powerin, utilizam a inteligĆŖncia do ser humano para funcionar e alcanƧar resultados.

Imagine que uma empresa estĆ” preocupada em implantar melhorias em relaĆ§Ć£o a este assunto (tecnologia na Ć”rea comercial). Por onde comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

A principal Ć© ouvir as pessoas que serĆ£o clientes da tecnologia a ser implementada. Depois, comeƧar por uma pequena Ć”rea, uma pessoa, um projeto piloto… sempre comece pequeno, validando o uso, afinal o menor dos prejuĆ­zos Ć© sempre o primeiro. E contrate tecnologias de mercado, pois o desenvolvimento interno onde Ć© necessĆ”rio (com raras exceƧƵes) faz com que a empresa desloque recursos para uma Ć”rea que nĆ£o Ć© seu core business, sem falar no suporte, evoluĆ§Ć£o e esforƧo que serĆ” colocado em algo que sua empresa nĆ£o tem expertise.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆ­dia sobre o assunto do uso da tecnologia nestas Ć”reas especĆ­ficas que comentamos acima com as quais claramente nĆ£o concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarĆ£o?

Eu nĆ£o acredito que as pessoas serĆ£o substituĆ­das por tecnologias. Quem teve a oportunidade de ler o relatĆ³rio alemĆ£o da indĆŗstria 4.0, sabe.

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