Tendências que estão moldando o futuro do varejo – e de outros setores

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Os consumidores da atualidade querem conveniência, mobilidade, personalização, engajamento e marcas mais inclusivas. É o que revelou o mais recente relatório da TrendWatching, uma das principais empresas de análise de tendências do mundo.

De maneira geral, o levantamento aponta as grandes mudanças que estão moldando o varejo do futuro. Porém, mesmo que sua empresa seja de outro setor, é importante ficar atento a essas movimentações dos consumidores. Afinal, elas acontecem de forma gradual, e muitas das tendências de consumo que começam no varejo, logo se espalham para outros setores do mercado.

De acordo com o relatório, as principais demandas dos clientes da atualidade, e que devem se tornar ainda mais fortes e relevantes ao longo de 2018 e em 2019, são:

1 – Ponto de venda mágico

Aqui a palavra-chave é: mobile.

Com smartphones em mãos, os consumidores querem ter acesso a pontos de vendas onde quer que eles estejam.

Essa tendência vem sendo impulsionada pela evolução das tecnologias móveis. Realidade aumentada, assistentes virtuais (chatbots) e m-commerce ajudam os clientes a comprarem em um passe de mágica, por meio de experiências diferenciadas e personalizadas.

É importante entender que esta tendência revela uma demanda cada vez maior do consumidor por conveniência na hora de comprar. Tem a ver com “estar lá” quando e onde cliente precisar.

2 – Deep retail

Há anos vem se falando sobre a importância de se utilizar os dados dos consumidores para personalizar a comunicação e a experiência de compra. Em breve, essa tendência deve se tornar uma regra para negócios de todos os segmentos. Com a disponibilidade de informações como curtidas nas redes sociais, check-ins, comentários, buscas etc., mais do que nunca as marcas têm a oportunidade de conhecer seus clientes a fundo.

O deep retail é a evolução do big data, que fará as empresas deixarem de perguntar o que os clientes querem, e passarem a antecipar as necessidades deles por meio da análise de dados.

3 – Clubes culturais

Não é só a maneira como sua marca interage com os consumidores que conta, a forma como sua empresa trata e se relaciona com seus colaboradores também pesa na decisão de compra do consumidor da atualidade. Nesse sentido, construir uma cultura forte, que ajude os seus profissionais a se desenvolverem e que proporcione mais bem-estar aos funcionários pode ser um fator competitivo importante.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos causados pelas empresas no ambiente e também na vida das pessoas envolvidas no negócio. Construa uma cultura voltada a isso para atender essa demanda dos clientes.

4 – A-commerce

O a-commerce (automated commerce – ou “comércio automático”, em tradução livre) indica que os consumidores estão utilizando ferramentas de automação em todas as etapas da jornada de compra. A questão central dessa tendência gira em torno do contexto. Para efetuar o a-commerce com excelência é preciso entender o momento e o lugar em que o cliente se encontra para oferecer uma automação alinhada ao que ele precisa, naquele contexto.

Essa movimentação aponta para um futuro em que as pessoas contarão com a ajuda de sistemas de inteligência artificial para encontrar os melhores produtos de acordo com suas necessidades.

5 – Busca por diversidade e inclusão

Diversidade de raças, sexos, quebra dos padrões de beleza e defesa pelos direitos LGBT. Você acha que isso não tem nada a ver com consumo? É bom reavaliar essa visão, porque essas são apenas algumas das pautas que os clientes levam em conta na hora de escolher uma marca. E essa demanda deve crescer cada vez mais. Chegará o dia em que inclusão e diversidade não serão vistos como um diferencial, e sim como uma obrigação das empresas em pouquíssimo tempo.

A verdade é que não dá mais para pensar em “público-alvo” levando em conta apenas os tradicionais fatores demográficos como idade, sexo e região. Os valores e as múltiplas identidades precisam ser levados em conta na hora de desenvolver produtos, serviços e campanhas de marketing.

Gostou dessas informações e quer saber mais sobre as tendências apontadas pela TrendWatching? O relatório completo (em inglês) está disponível em bit.ly/futuro-varejo-trendwatching. Confira!


O potencial dos clientes próximos ao seu negócio

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de alcançar clientes do mundo todo. Mas essa também é uma forma muito útil de atrair clientes que estão bem perto da sua empresa!

Cada vez mais cresce o número de pessoas que utilizam o celular para pesquisar na web negócios na localidade. Esse tipo de busca indica um alto índice de interesse em comprar naquele momento e, por isso, é tão valioso para empresas de todos os segmentos.

De acordo com estudos da Google, pesquisas que contêm a expressão “perto de onde estou” ou “perto de mim”, combinadas com “posso comprar” ou “comprar”, cresceram mais de 500% nos últimos dois anos.

O levantamento aponta ainda que as pessoas buscam não apenas um lugar específico, mas também produtos e serviços na localidade onde estão.

lisa gevelber“As pessoas esperam que as buscas na web as ajudem a encontrar lugares na área em que se encontram, onde elas podem conseguir comprar o que precisam naquele momento. Este consumidor superinformado e impaciente não quer mais perder tempo procurando em diversas empresas na cidade”, explica Lisa Gevelber, Vice-presidente de Marketing para as Américas da Google.

Outros dados interessantes relacionados à evolução desse tipo de busca nos últimos dois anos:

  • Crescimento de 150% nas buscas mobile pornegócios ou produtos X perto de mim agora”;

  • Crescimento de 900% nas buscas mobile pornegócios ou produtos X perto de mim hoje/hoje à noite”;

  • Crescimento de 200% nas buscas mobile envolvendo as expressõesAberto” + “agora” + “perto de onde estou”.

Para pensar!

Sua empresa tem dado atenção a esse público? O que vocês podem fazer para potencializar as vendas para possíveis clientes que estão no seu entorno?

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