Como funciona o treinamento do cĂ©rebro? Como o cĂ©rebro humano Ă© Ăşnico, nĂŁo existindo um modelo igual ao seu, o autoconhecimento Ă©, entĂŁo, o primeiro passo nessa olimpĂada. Hoje sabemos que utilizamos apenas 10% do nosso cĂ©rebro. A boa notĂcia dos cientistas, entretanto, Ă© que o cĂ©rebro Ă© o ĂłrgĂŁo mais treinável do corpo. Por isso Ă© bom ficar atento Ă lei da biologia do uso e desuso: usou, desenvolve, nĂŁo usou, atrofia.
Como funciona o treinamento do cĂ©rebro? Como o cĂ©rebro humano Ă© Ăşnico, nĂŁo existindo um modelo igual ao seu, o autoconhecimento Ă©, entĂŁo, o primeiro passo nessa olimpĂada. É preciso reconhecer seus modelos mentais, que funcionam como anteparos, dirigindo sua linha de pensamento, visĂŁo do mundo e, conseqĂĽentemente, seu comportamento.
Temos constatado que mediante o desenvolvimento do pensamento Ă© possĂvel organizar e reorganizar as percepções e as experiĂŞncias, com o objetivo de enxergar o mundo de forma diferente, tendo uma visĂŁo mais clara dos problemas, e capacidade para buscar estratĂ©gias e soluções. Vale buscar ferramentas de apoio, como livros, troca de experiĂŞncias com outras pessoas, filmes, terapias, participação em cursos, etc… Busque os conhecimentos básicos a seu respeito e depois vá se aprofundando.
EquilĂbrio Ă© essencial
Estudos cientĂficos indicam a predominância de um dos lados na personalidade do indivĂduo. O lado esquerdo Ă© o da razĂŁo, da lĂłgica, da matemática. O direito Ă© o criativo, sonhador, visionário. A predominância vai influenciar na escolha profissional. Engenheiro lida com cálculo, assim, prevalece o lado esquerdo. Artista atua com a intuição, a estĂ©tica, entĂŁo o predomĂnio do lado direito. O mundo precisa de profissionais dos dois tipos, mas a cada dia fica mais claro que o ideal Ă© o equilĂbrio entre os dois. Esse equilĂbrio hoje Ă© um grande diferencial.
Nos programas de treinamento de criatividade e inovação estamos constantemente relembrando que idéias lançadas sem concretização são ilusões. O processo criativo vai desde sonhar até colocar em prática e avaliar. Isso é o uso integral do cérebro.
Se você está entre os que utilizam apenas um lado e deixaram passar qualquer aprendizado referente ao outro, saiba que sempre é tempo de começar. Como? Veja:
ExercĂcios fĂsicos – fazem bem ao cĂ©rebro porque provocam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de prazer, capaz de compensar os efeitos nocivos da adrenalina, substância provocada pelo estresse, altamente prejudicial Ă ação cerebral.
Leitura de qualidade – aumenta a capacidade de armazenar informações, alĂ©m de ativar a memĂłria, aumentar a compreensĂŁo e a associação. E ainda contribui para melhorar seu vocabulário. Diversifique sua leitura e o resultado será ainda melhor. Atente para refletir sobre o que leu. Feche o livro, pense um pouco sobre o trecho lido, buscando entendĂŞ-lo o máximo possĂvel. Comente com alguĂ©m que leu a mesma coisa. Ao fazer isso vocĂŞ estará tanto armazenando informações quanto ativando seu cĂ©rebro, desenvolvendo o raciocĂnio crĂtico, a imaginação e a criatividade.
Diversificar – quem percebe que começa a nĂŁo se lembrar de nomes, a nĂŁo ter novas idĂ©ias ou motivação por novos interesses, deve ficar atento para nĂŁo deixar o cĂ©rebro entrar em apatia. Faça coisas inesperadas para provocar uma espĂ©cie de tratamento de choque no cĂ©rebro. Ambientes diferentes, que apresentam desafios, sĂŁo excelentes agentes de mudança.
Curiosidade – o melhor estĂmulo para o cĂ©rebro ainda Ă© a curiosidade, a capacidade de se deslumbrar. Aprenda a pintar, dançar, cantar, saia da rotina. Resgate sua capacidade de se surpreender. Invente um novo roteiro para a sua vida.Tenha a criatividade nĂŁo somente como uma estratĂ©gia para diferenciar-se no mundo do trabalho, mas como uma filosofia de vida.