Treine seu cérebro para criar e realizar mais

Como funciona o treinamento do cérebro? Como o cérebro humano é único, não existindo um modelo igual ao seu, o autoconhecimento é, então, o primeiro passo nessa olimpíada. Hoje sabemos que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro. A boa notícia dos cientistas, entretanto, é que o cérebro é o órgão mais treinável do corpo. Por isso é bom ficar atento à lei da biologia do uso e desuso: usou, desenvolve, não usou, atrofia.

Como funciona o treinamento do cérebro? Como o cérebro humano é único, não existindo um modelo igual ao seu, o autoconhecimento é, então, o primeiro passo nessa olimpíada. É preciso reconhecer seus modelos mentais, que funcionam como anteparos, dirigindo sua linha de pensamento, visão do mundo e, conseqüentemente, seu comportamento.

Temos constatado que mediante o desenvolvimento do pensamento Ă© possĂ­vel organizar e reorganizar as percepções e as experiĂŞncias, com o objetivo de enxergar o mundo de forma diferente, tendo uma visĂŁo mais clara dos problemas, e capacidade para buscar estratĂ©gias e soluções. Vale buscar ferramentas de apoio, como livros, troca de experiĂŞncias com outras pessoas, filmes, terapias, participação em cursos, etc… Busque os conhecimentos básicos a seu respeito e depois vá se aprofundando.

EquilĂ­brio Ă© essencial

Estudos científicos indicam a predominância de um dos lados na personalidade do indivíduo. O lado esquerdo é o da razão, da lógica, da matemática. O direito é o criativo, sonhador, visionário. A predominância vai influenciar na escolha profissional. Engenheiro lida com cálculo, assim, prevalece o lado esquerdo. Artista atua com a intuição, a estética, então o predomínio do lado direito. O mundo precisa de profissionais dos dois tipos, mas a cada dia fica mais claro que o ideal é o equilíbrio entre os dois. Esse equilíbrio hoje é um grande diferencial.

Nos programas de treinamento de criatividade e inovação estamos constantemente relembrando que idéias lançadas sem concretização são ilusões. O processo criativo vai desde sonhar até colocar em prática e avaliar. Isso é o uso integral do cérebro.

Se você está entre os que utilizam apenas um lado e deixaram passar qualquer aprendizado referente ao outro, saiba que sempre é tempo de começar. Como? Veja:

ExercĂ­cios fĂ­sicos – fazem bem ao cĂ©rebro porque provocam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de prazer, capaz de compensar os efeitos nocivos da adrenalina, substância provocada pelo estresse, altamente prejudicial Ă  ação cerebral.

Leitura de qualidade – aumenta a capacidade de armazenar informações, alĂ©m de ativar a memĂłria, aumentar a compreensĂŁo e a associação. E ainda contribui para melhorar seu vocabulário. Diversifique sua leitura e o resultado será ainda melhor. Atente para refletir sobre o que leu. Feche o livro, pense um pouco sobre o trecho lido, buscando entendĂŞ-lo o máximo possĂ­vel. Comente com alguĂ©m que leu a mesma coisa. Ao fazer isso vocĂŞ estará tanto armazenando informações quanto ativando seu cĂ©rebro, desenvolvendo o raciocĂ­nio crĂ­tico, a imaginação e a criatividade.

Diversificar – quem percebe que começa a nĂŁo se lembrar de nomes, a nĂŁo ter novas idĂ©ias ou motivação por novos interesses, deve ficar atento para nĂŁo deixar o cĂ©rebro entrar em apatia. Faça coisas inesperadas para provocar uma espĂ©cie de tratamento de choque no cĂ©rebro. Ambientes diferentes, que apresentam desafios, sĂŁo excelentes agentes de mudança.

Curiosidade – o melhor estĂ­mulo para o cĂ©rebro ainda Ă© a curiosidade, a capacidade de se deslumbrar. Aprenda a pintar, dançar, cantar, saia da rotina. Resgate sua capacidade de se surpreender. Invente um novo roteiro para a sua vida.Tenha a criatividade nĂŁo somente como uma estratĂ©gia para diferenciar-se no mundo do trabalho, mas como uma filosofia de vida.

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima