Você gosta da reclamação do cliente?

Para que os clientes estejam sempre satisfeitos, o bom atendimento é muito importante. Mas fique atento às reclamações e utilize-as para crescer. Verificamos que o “atendimento ao cliente” sempre é tido como um dos pontos mais importantes nas discussões sobre gestão empresarial. No entanto, na prática, constatamos que nossas empresas ainda estão num patamar muito primário nessa questão, principalmente por falta de treinamento e implementação de uma cultura empresarial voltada ao cliente.

Quando conversamos com empresários e colaboradores, a maioria acredita que está prestando um excelente atendimento aos seus clientes. Pesquisas realizadas por “clientes ocultos” podem levar à verdadeira ótica da questão e demonstrar que o atendimento ainda está abaixo do esperado.

Pior é o cliente que não aprova o atendimento e não reclama. Por que isso ocorre com freqüência? Porque, infelizmente, nossos empresários e colaboradores não gostam de receber críticas e as encaram como uma afronta. Dessa forma, desestimulam ao cliente o repasse desse importante feedback.

Algumas empresas já perceberam esse equívoco e estão até incentivando e reconhecendo aqueles clientes que lhes passam informações sobre problemas no atendimento ou nos produtos/serviços.

Um grande mestre empresarial, Comandante Rolim (TAM), com maestria, conseguia fidelizar clientes que reclamavam dos serviços de sua companhia aérea. Para a maioria das empresas, esses clientes seriam dados como perdidos.

Ouça o que seu cliente tem a dizer, mesmo que, a princípio, ele pareça um chato. Incentive o seu cliente a lhe dar um feedback sobre seus serviços e produtos. Reflita com isenção sobre tudo o que foi dito, converse com seus colaboradores a respeito e trace ações no sentido de melhorar sempre o seu atendimento.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima