?O preço da perfeição é a pråtica constante?, jå dizia Carnegie. Precisamos reconhecer que vender não é um verbo que conjugamos facilmente. Salvo exceçÔes, os produtos foram sempre mais comprados do que vendidos ?O preço da perfeição é a pråtica constante.? Carnegie Moacir Moura
?Vender Ă© ajudar o cliente a comprar?, definição cunhada pelo CĂrculo dos Profissionais de Vendas com a qual compartilho nĂŁo sĂł pela sua consistĂȘncia, mas porque no segundo verbo contĂ©m um alerta. Vendedores desmotivados podem atrapalhar, em vez de facilitar a decisĂŁo do cliente.
Para abordar o assunto com seriedade, precisamos reconhecer que vender não é um verbo que conjugamos facilmente. Salvo exceçÔes, os produtos foram sempre mais comprados do que vendidos. Na hierarquia de dificuldades:
A venda Ă© o principal problema das melhores empresas brasileiras.
Em pleno do sĂ©culo 21, ainda nos limitamos a atender a demanda espontĂąnea dos consumidores. Achamos que induzir a demanda, oferecer e procurar vender Ă© algo chato e desprezĂvel. Praticamos o chamado marketing reverso:
Se o cliente quiser ele compra, nĂŁo precisa ficar oferecendo, tentando vender.
As organizaçÔes preferem falar com os consumidores atravĂ©s de açÔes indiretas, comercias ou tablĂłides distribuĂdos por terceiros, a fim de preservar a imagem da loja.
Estimulados, os clientes respondem ao apelo promocional, mas perdem o encanto ao constatar que os vendedores nĂŁo estĂŁo convictos da necessidade de vender. SĂŁo meros atendentes que esperam o ordem do cliente. Quem Ă© alma do negĂłcio Ă© o cliente, nĂŁo a propaganda.
IndecisĂŁo que lembra a histĂłria do cachorro que late e corre atrĂĄs do carro, mas fica sem saber o que fazer quando os pneus do veĂculo de repente estĂŁo ali Ă sua disposição para serem mordidos.
Quando colocados frente a frente com o cliente, vendedores puxam o freio de mĂŁo e se limitam a prestar informaçÔes, sem tomar a iniciativa de vender. Sabedoria e simpatia no atendimento sĂŁo importantes, mas vocĂȘ como gerente de loja, precisa transformar sua equipe em profissionais cativantes:
Vendedores que realmente fazem a diferença no salão de venda!
AtĂ© ao Plano Real vivĂamos uma competição de compadres, cujo mercado, apesar de sofrer altos e baixos, contava com a inflação para se corrigir. O maior vendedor era a nova lista de preço. Na ditadura da oferta ganhava quem tinha o produto para vender, com ou sem competĂȘncia.
Enquanto os vendedores se limitavam a atender, os consumidores exercitavam a sua capacidade de pesquisar e negociar melhor. Agora, na ditadura da demanda, ganha quem tem competĂȘncia para convencer cidadĂŁos cada vez mais crĂticos, exigentes e conscientes dos seus direitos. Pense no seguinte risco profissional:
SerĂĄ que os clientes que entram em sua loja nĂŁo sabem mais comprar do que os seus vendedores vender?
Tudo mudou na relação de consumo. Qualidade nĂŁo Ă© mais diferencial competitivo, virou atributo natural dos bens disponĂveis no mercado. Custo nĂŁo define mais preço. Mesmo que haja o maior valor agregado possĂvel no produto, o preço serĂĄ aquele que o mercado estiver disposto a pagar. Se vocĂȘ nĂŁo souber qual Ă© esse limite, leva chumbo grosso.
NĂŁo bastam bons produtos e serviços com indiscutĂvel qualidade. Para vender Ă© preciso haver vendedores com sabedoria e atitudes condizentes para induzir desejos e fascinação na mente dos clientes.
Capacidade para criar e vender sonhos com a desenvoltura de grandes profissionais.
Sonhar é importante, os campeÔes de venda são pessoas comuns que alimentam sonhos e jamais desistem deles. Acreditam no que vendem e conseguem manter a auto-estima sempre em alta.
Vencem a indiferença dos clientes com criatividade, auto-confiança e prestação de serviços. Acreditam no que fazem, são vencedores de desafios. Quando o cliente diz não, obrigado, estou só olhando, pesquisando. Como estão voltados para venda, respondem:
Ătimo, entĂŁo eu vou lhe mostrar uma novidade que acabou de chegar…!
Os clientes gostam de ouvir uma boa historia contada de forma criativa e um leve toque de humor. Querem viver o novo, o inusitado, mas com segurança. Uma narrativa emocionante na qual possam acreditar sem decepçÔes. à preciso haver credibilidade para o cliente liberar suas emoçÔes e abrir os bolsos para comprar.
Vender Ă© um filme de ação cheio de efeitos especiais, nĂŁo um documentĂĄrio repleto de nĂșmeros.
Apesar de sonhadores inveterados, hĂĄ um lado escuro e profundo na mente dos consumidores onde guardam seus desejos e suas necessidades, cujos segredos eles revelam apenas para quem conseguir tocar-lhes o coração e iluminar seu espĂrito.
Os clientes encantam-se por vendedores e empresas capazes de descobrir e realizar seus sonhos, iluminando suas vidas com graça e entretenimento. Lembra mais um belo e duradouro romance do que técnicas comerciais sem originalidade e nem calor humano. Em vendas, as atitudes estão sempre acima do saber.
1 ? Cite alguns procedimentos do vendedor que, em vez de ajudar, podem atrapalhar a venda; 2 ? Quais são as suas recomendaçÔes para corrigir essas falhas? 3 ? Na sua opinião, os clientes sabem mais comprar do que os vendedores vender? 4 ? Entre o vendedor, atitudes, produto, preço, condiçÔes, arrumação da loja, o que influi mais na decisão do cliente?