Você sabe o que é a estratégia do Oceano Azul? Para os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, a estratégia do oceano azul é algo muito simples: as empresas, em geral, ficam lutando por uma parcela de possíveis compradores, enquanto há uma multidão de pessoas que não está sendo bem atendida, que tem necessidades específicas, dinheiro no bolso e está pronta para comprar algo, ou seja, compete em um mar vermelho. Compare:
Estratégia do mar vermelho | Estratégia do oceano azul |
Competir nos espaços existentes de mercado | Criar espaços inexplorados de mercado |
Vencer os concorrentes | Tornar os concorrentes irrelevantes |
Aproveitar a demanda existente | Criar e capturar a nova demanda |
Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo | Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo |
Para encontrar seu oceano azul, você precisa construir uma nova curva de valor. Comece encontrando respostas para estas quatro ações:
1. Reduzir ? Quais atributos do serviço ou produto devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões do setor?
2. Eliminar ? Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados?
3. Elevar ? Quais atributos devem ser elevados bem acima dos da concorrência?
4. Criar ? Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?
O ideal é que você consiga colocar as características em um gráfico, diferenciando-se de seus concorrentes. Identifique as que você e seus concorrentes têm:
Nesse exemplo, usando a estratégia do oceano azul, a pessoa diminuiu um pouco a característica 1 em relação a um tipo de concorrente e eliminou totalmente as características 2, 3 e 4. Já a 5 foi bastante elevada e as 6 e 7 adicionadas.
Que características são essas? Preço? Facilidade de entendimento? Garantia? Assistência? Cores? Design? Forma de pagamento? Diversão? As possibilidades são inúmeras.
Cabe a você descobrir onde pode fazer algo que seus clientes não estão fazendo e, assim, garantir a preferência de parte de seus clientes.
PARA SABER MAIS:
Título: A Estratégia do Oceano Azul ? Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Editora: Campus/Elsevier
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